Como uma gestão de Logística Hospitalar eficiente pode impactar nos processos de saúde

Em um hospital, todos os processos impactam ativamente na qualidade do atendimento aos pacientes, e a logística hospitalar também passa por essa questão. Ter uma gestão eficiente evita problemas de suprimento e otimiza custos. Quer saber como melhorar a logística do seu negócio? Confira nossas dicas:

1 – Mapear os processos

Mapear todos os processos que envolvem a logística, desde o pedido até o recebimento dos suprimentos, é extremamente importante para não deixar passar nenhum prazo. Construa um fluxo que faça sentido e entenda todas as etapas do processo. É importante também, junto a sua equipe, analisar o fluxo atual e identificar os gargalos, talvez ali é que precise ser trabalhado com mais precisão.

2 – Preparar o centro de distribuição

Quando se fala em suprimentos médicos e hospitalares, é muito importante ter um centro de distribuição preparado, com ambientes climatizados e com espaços adequados para o armazenamento. Lembre-se que muitos insumos são altamente perecíveis, e armazenar de forma adequada evita perdas desnecessárias e garante a qualidade dos produtos.

A Mundial Logistics está preparada para atender a demanda do setor de Healthcare! Conheça nosso Centro de Distribuição.

3 – Automatizar os processos

Manter processos manuais, ainda mais quando a demanda de suprimentos é alta, demanda muito mais tempo, pessoal e burocracia. Automatizar os processos, com sistemas de gestão de estoque integrados pode otimizar todos os fluxos do processo logístico.

4 – Acompanhar indicadores

Após melhorar seu fluxo e começar a trabalhar com uma logística mais eficiente, é hora de olhar os indicadores para confirmar se o fluxo realmente está funcionando. Determine metas de eficiência e redução de custos e, a partir daí, avalie se o processo está sendo eficiente. Isso é muito importante não só para medir o sucesso, mas para antecipar possíveis crises e corrigir falhas o quanto antes. Além disso, é importante também estabelecer metas de melhorias e prazos para elas serem atingidas!

Gostou das dicas?

Entre em contato conosco